Losna: saiba tudo sobre esta planta medicinal e como usá-la




Você já ouviu falar da losna? Conheça de que forma ela pode contribuir para a melhora de vários problemas de saúde.

A losna é uma planta poderosa e muito antiga, com registros de uso desde antes dos gregos antigos e com citação na Bíblia. Ela se desenvolve em muitos lugares do mundo, sendo amplamente difundida na Ásia, Europa e América, inclusive nas regiões mais secas do Brasil.

É desta planta que extrai-se a bebida chamada absinto, e por isso que este é um dos seus nomes mais populares, mas também é amplamente utilizada para tratar da saúde, desde que em quantidades equilibradas, pois é uma planta forte.

Para que serve a losna?

A losna possui outros nomes que talvez você conheça: absinto é o principal deles, mas também alosna, sintro, erva-de-santa-margarida, alenjo, erva-dos-vermes, artemísia-absinto e erva-do-fel.

Essa planta é de uso medicinal e ajuda a tratar problemas em diferentes partes do corpo, interna e externamente. Confira as propriedades, benefícios, bem como as contraindicações e uma receita de chá para tratar estômago, vesícula, fígado, útero e intestino.

Propriedades

As propriedades da losna são bastante variadas, de acordo também com o seu uso, que pode ser em forma de chá (veja a receita ao final do artigo), compressa, tintura ou extrato, comprado pronto, sendo que o ideal é obter a recomendação médica para administração na quantidade segura e adequada para cada organismo.

Dentro desses usos a losna possui propriedades:

  • Anti-inflamatória;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Poderoso vermífugo;
  • Tônico;
  • Antibiótico;
  • Melhora o funcionamento da vesícula e do fígado.

Benefícios

Além das propriedades mencionadas acima, a losna ainda tem outros benefícios, como o alívio de sintomas da artrite por causa do seu efeito anti-inflamatório; tratamento de intoxicação alimentar pelo efeito antibiótico, além de contribuir para:


  • Desintoxicar o organismo;
  • Abrir o apetite (benéfica para tratar anemia);
  • Melhorar problemas de estômago, como azia má digestão e náuseas;
  • Melhorar problemas intestinais (prisão de ventre);
  • Estimular a menstruação atrasada e aliviar sintomas da TPM.

Seu uso tópico (na pele) possui efeito repelente de insetos, também contra fungos e parasitas, como micoses e piolho, da mesma maneira que internamente é um ótimo vermífugo para eliminar os vermes e parasitas do intestino.

Contraindicações

A losna não é recomendada para gestantes por ter um potencial abortivo, nem lactantes para não prejudicar a produção de leite. Outras situações contraindicadas são para hipertensos, epiléticos e crianças abaixo de 12 anos de idade.

Fora estes casos, sua administração não deve ultrapassar um mês, pois considera-se uma quantidade exagerada que pode acabar gerando efeitos colaterais. Se tiver qualquer problema de saúde, evite utilizar sem recomendação médica.

Como fazer chá de losna?

O chá de losna é principalmente recomendado para os problemas do trato digestivo, neste caso sendo ingerido após a refeição, ou para abrir o apetite, que neste caso deve ser bebido meia hora antes da refeição. O modo de preparo é muito simples.

Se não tiver acesso à planta fresca você pode comprá-la em lojas de produtos naturais, farmácia ou até no supermercado, onde estão os chás.

Ingredientes

  • Losna desidratada: 3 colheres de sopa;
  • Água: 1 litro.

Modo de preparo

1. Coloque a água para aquecer junto com as folhas da planta e, quando levantar fervura, mantenha em fogo baixo durante 15 minutos, com o recipiente tampado para evitar que muita água evapore.

2. Depois desligue o fogo, mantenha tampado e descansando por mais 5 minutinhos. Então coe e beba antes ou após a refeição, conforme o seu objetivo e a orientação do especialista.


Loading...