Como fazer xarope de guaraná




Veja quais são as principais propriedades desse composto, quando não deve usar e como fazer em casa.

xarope de guaraná

O guaraná é mais do que um refrigerante. Na verdade é uma fruta, da qual a bebida gaseificada ganhou o nome. Essa fruta é nativa do Brasil e muito conhecida por ser energizante. Seu composto chamado guaranine fornece de 4 a 7 vezes mais estimulantes do que a cafeína. Uma das formas de obter suas propriedades é através do xarope de guaraná.

Além de ser estimulante o guaraná também fornece vitaminas e minerais importantes ao organismo, e por isso há muitos benefícios em consumi-lo. Veja quais são.

Benefícios e para que serve

O xarope oferece os benefícios das propriedades da fruta, mas de forma bem concentrada. Por isso a dose deve ser bem equilibrada para evitar efeitos colaterais, como palpitação, insônia e mudanças de humor. Tomando da maneira correta, os benefícios são:

1. Aumento do desempenho na atividade física

Para que o momento da atividade física seja eficiente, o corpo precisa estar bem-disposto, e o xarope ajuda nesse sentido. Como já mencionado, ele fornece mais estimulantes do que a cafeína, então vai acelerar o metabolismo e aumentar a disposição.

2. Melhora da concentração

Por causa das mesmas propriedades estimulantes que aumentam o desempenho da atividade física, o xarope também ajuda a melhorar o foco e a concentração, seja no trabalho, nos estudos ou outra atividade.

3. Beneficia o bom humor e o bem-estar

Por agir no cérebro e estimular a liberação da dopamina e da serotonina, os hormônios responsáveis pela sensação de bem estar, o xarope de guaraná ajuda a melhorar o humor.

Existem ainda benefícios como o estímulo ao emagrecimento, o controle do colesterol e do diabetes, mas esses não se enquadram ao xarope do guaraná, apenas ao guaraná em pó. Isso porque a receita do xarope é rica em açúcar, então se quiser obter algum desses efeitos, a versão em pó e sem açúcar é ideal.


Como fazer xarope de guaraná

como fazer receita xarope de guaraná

O xarope de guaraná pode ser comprado pronto, mas existe uma receita para fazer em casa. Para isso você vai precisar comprar um sachê que serve como base para o xarope. Ele vem uma parte em pó e outra em líquido. Você encontra-o em farmácias e lojas de produtos naturais.

Conforme já mencionado, a quantidade de açúcar no xarope de guaraná é grande, então beba uma pequena quantidade ao dia, apenas quando necessitar de mais energia, e não use essa bebida caso seja diabético ou tenha problemas relacionados.

Ingredientes

  • Água: 2,5 litros;
  • Açúcar: 3 quilos;
  • Sachê para xarope de guaraná: 1 unidade.

Modo de preparo

Depois que tiver com todos os ingredientes em mãos, tenha também uma panela grande, que caiba toda a água e sobre para não derramar quando ferver.

1. Leve a água para ferver nessa panela. Quando levantar fervura, adicione o açúcar aos poucos e mexa bem para misturar.

2. Quando estiver totalmente dissolvido deixe ferver por mais 10 minutos. Em seguida, adicione a parte líquida do sachê à panela e misture bem.

3. Depois, encha meia jarra de liquidificador com o líquido da panela, adicione a parte em pó do sachê e bata. Ele vai ficar bem espesso.

4. Coloque essa mistura espessa de volta na panela com o líquido que ficou. Misture bem e está pronto. Se quiser, pode deixar na panela mesmo, tampada, por até três dias fora da geladeira. Se deixar na geladeira ele dura até um mês.

Xarope de guaraná faz mal?

Se for tomado em quantidade exagerada, o xarope faz mal. Todo o seu efeito estimulante vai acabar acelerando o coração, alterando a pressão sanguínea, fazendo subir demais o açúcar no sangue e pode prejudicar a saúde seriamente. Além disso, em quantidade superior à recomendada ou se tomar à noite, ele pode provocar insônia.

Xarope de guaraná engorda?

O xarope pode estimular o aumento de peso por causa da grande quantidade de açúcar que contém. Isso vai depender também de como é a dieta de modo geral, se a pessoa pratica atividade física logo depois de tomar o xarope e outros fatores. Mas se não se alimenta bem, nem pratica exercício, é melhor optar pelo guaraná em pó sem açúcar.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

 

COMPARTILHEM!


Loading...